jusbrasil.com.br
28 de Novembro de 2020

Enfermeira que sofreu piada gordofóbica será indenizada

A profissional de saúde foi aconselhada a não testar uma balança, para que o objeto não quebrasse.

Dica De Ouro, Advogado
Publicado por Dica De Ouro
mês passado

Um residencial para idosos deve pagar R$ 2 mil de indenização por danos morais a uma enfermeira que foi vítima de uma piada gordofóbica. A profissional de saúde foi aconselhada a não testar uma balança, para que o objeto não quebrasse.

A decisão é da 4ª turma do TRT da 4ª região ao entender que a conduta extrapolou os limites de uma simples brincadeira e provocou sentimento de humilhação perante colegas.

Imagem Freepik

A enfermeira atuou no condomínio para idosos entre fevereiro e julho de 2019. A piada do chefe ocorreu, segundo ela, após uma balança apresentar problemas durante a pesagem de um morador. Ao levar o equipamento para que as pilhas fossem trocadas, o chefe disse que era para outro colega testar a balança, para que ela não quebrasse.

Ao apreciar o caso, a desembargadora Maria Silvana Rotta Tedesco, relatora, observou que uma testemunha ouvida no processo confirmou a ocorrência da piada sobre o peso da autora, feita diante de outras pessoas.

"Entende-se que a 'piada' gordofóbica proferida pelo superior hierárquico da reclamante, na frente de outros colegas, tem potencial danoso à esfera íntima da trabalhadora, certamente tendo-lhe causado sentimento de humilhação, e não apenas um aborrecimento isolado", argumentou a magistrada.

Conforme a desembargadora, é sabido que pessoas acima do peso são vítimas de preconceitos por parte da sociedade, e o ato do preposto da empregadora não contribui para que essa situação seja combatida.

"A conduta do preposto da reclamada extrapola os limites da mera brincadeira, devendo a empresa ser condenada pelo ato, como forma de evitar-se a repetição de condutas desta natureza."

O entendimento da desembargadora foi seguido por unanimidade.

Informações: TRT da 4ª região.

Ver Mais:

📍 Conheça a tese da Cobrança do Saldo PASEP dos Servidores Públicos - Material p/ Advogados Atualizado 2020 + 6 Bônus

📍 Conheça o Kit de Petições Premium 2020 c/ 100 mil modelos de petições prontas e editáveis em Word - multiplique seu faturamento na advocacia

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)