jusbrasil.com.br
9 de Abril de 2020

Prova da OAB: Compreenda a “curva do esquecimento”

Dica De Ouro, Advogado
Publicado por Dica De Ouro
há 4 meses

Resultado de imagem para curva do esquecimento

Descoberta em 1885 pelo filósofo alemão Hermann Ebbinghaus, a curva do esquecimento mostra o quanto de informações nosso cérebro é capaz de reter com o passar do tempo, após uma sessão de estudo com uma hora de duração.

Ao analisar a imagem acima, percebe-se que a curva vai caindo com o passar do tempo e que na primeira vez que você tem contato com algum conteúdo, sua retenção chega a atingir 75%, mesmo que por um curto período de tempo.

No dia seguinte, caso não tenha contato novamente com essas informações, você recordará de aproximadamente 50% do que aprendeu e assim se sucede até que você recorde muito pouco – ou quase nada – daquilo que foi estudado.

Nota-se que nos primeiros dias a curva é mais acentuada e, portanto, em regra, esquece-se mais nas primeiras horas do que ao longo de 30 dias.

Por essa razão, Ebbinghaus chegou a conclusão de que suas chances de retenção do conteúdo são de até 80% superiores se você tiver contato novamente com o conteúdo dentro de 24h.

E quanto mais você repetir esta prática, mais “consciente” seu cérebro ficará em relação a importância desta informação, diminuindo as chances de que sua memória julgue necessário descartá-la.

Para aumentar sua eficiência ao estudar para OAB, revise o material mais próximo do dia que você teve contato com ele, ao invés de deixar para a véspera da prova.

(Fonte: Prova da Ordem)

Ver Mais:

📍 O cronograma 90 DIAS do APROVADO no Exame de Ordem da OAB

📍 Conheça a tese da Cobrança do Saldo PASEP dos Servidores Públicos - Material p/ Advogados Atualizado 2019 + 6 Bônus

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente material de grande relevância para não cairmos no esquecimento. continuar lendo