jusbrasil.com.br
25 de Outubro de 2020

Prova da OAB: 12 Dicas de como fazer um Ótimo Mapa Mental

Dica De Ouro, Advogado
Publicado por Dica De Ouro
ano passado

Como fazer um Mapa Mental para o Exame?

  • 1) Inicie a partir do centro da página, inserindo o conceito principal e utilizando, preferencialmente, três cores ou mais – cores ativam a memorização.
  • 2) A fim de facilitar a associação, também utilize imagens, ilustrações, códigos ou símbolos (que você mesmo pode criar).
  • 3) Utilize o mínimo de palavras possível, forme frases que sintetizem ao máximo a informação – elas devem servir como um gatilho para memória a fim de que seu cérebro busque a informação completa.
  • 4) Coloque cada informação em um ponto (linha) específico, evitando confusão entre eles.
  • 5) As linhas devem estar conectadas ao conceito central.
  • 6) Utilize letras grandes e evite o excesso de informações e a poluição visual do seu Mapa Mental.
  • 7) Dê funções específicas para cada cor utilizada no mapa mental (verde = regra, vermelho = exceção, por exemplo). Crie sua própria legenda de cores.
  • 8) Não se preocupe em como os outros fazem. Desenvolva seu próprio estilo, afinal de contas, o Mapa Mental precisa fazer sentido apenas para você e mais ninguém.
  • 9) Use e abuse da criatividade para criar associações.
  • 10) Estabeleça uma ordem hierárquica para cada ramificação do seu mapa mental (números, letras “a)”, “b)” etc).
  • 11) Seja prático e evite o excesso de perfeccionismo, sob pena de perder a praticidade da técnica. Nos mapas mentais, o menos é mais (até rimou).
  • 12) Prefira o modo manual de produção de mapas mentais. Normalmente o uso de softwares torna o processo muito mais complexo e demorado.

Abaixo segue um exemplo simples de Mapa Mental, com pilares centrais da preparação de um examinando.

Mapa Mental para 1 Fase OAB


*Dicas extras*


Como fazer um Mapa Mental para se não sou bom com desenhos?

Muitas pessoas deixam de utilizar esta técnica por não julgarem-se com pouca habilidade manual para desenhar.

Também porque costumam comparar seus mapas mentais com materiais que circulam na internet, normalmente feitos por especialistas, artistas ou pessoas que fazem dos mapas mentais um produto comercial.

Mas você não quer, em princípio, um negócio, mas, sim, criar mapas mentais que sirvam para seu estudo, memorização e revisão.

Tenha em mente que quando o assunto é mapa mental, a regra é que não há regras. O importante é que o Mapa Mental faça sentido para você.

Você também não pode sacrificar um dia inteiro de estudo para criar apenas um mapa mental.

Então comece pelo simples, e, depois, aos poucos, vá acrescentando elementos ao seu mapa mental. Encontre um equilíbrio entre o detalhamento e velocidade de produção satisfatória.

No começo, realmente vai parecer difícil. Mas com pouco tempo de aplicação, você irá perceber que é muito mais simples e fácil do que você imagina.

Posso fazer Mapas Mentais sem desenhos ou imagens?

Sim. Quando você ainda não está familiarizado com o uso da técnica, é possível deixar de lado a inserção de desenhos ou imagens.

Você também pode produzi-los apenas com texto e, depois, num segundo momento, enquanto os revisa, inserir os desenhos ou imagens.

Mesmo que gradativamente, é importante que você faça uso de desenhos ou imagens em seu Mapa Mental, pois é um dos fatores que ajuda na efetividade da técnica.

Como revisar utilizando meu Mapa Mental?

Revisar utilizando Mapas Mentais é bastante simples. Em posse de seus Mapas Mentais, fixe o olhar ao centro para captar o conceito central do qual trata seu mapa e, em seguida, vá fazendo a leitura e análise de cada uma das ramificações, seguindo a ordem hierárquica que você estabeleceu.

Após concluir a leitura do Mapa Mental, passe para o seguinte, como se fosse um Flash Card, repetindo o processo.

Mais Itens:

📍 O cronograma 90 DIAS do APROVADO no Exame de Ordem da OAB

📍 Como Pedir Restituição do ICMS na Conta de Luz - Material feito para Advogados e Consumidores.

📍 Correção do FGTS p/ Advogados Completo e Atualizado

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)